A Junta de Freguesia de Prainha organiza amanhã, dia 20 de julho, mais uma atividade de limpeza da orla costeira. Este desafio pretende mobilizar de a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de maior proteção do oceano. Estamos à sua espera pelas 13h30, no lugar do Baixio.

Quais são as vantagens de reciclar?

A reciclagem, que inclui a recolha dos resíduos, a sua triagem, e a sua transformação em novas matérias-primas permitem a criação de diversas empresas e postos de trabalho.
A transformação dos resíduos de embalagens noutras matérias-primas evita a extração de mais recursos naturais pois os materiais reciclados podem ser incorporados noutras embalagens ou produtos.

Porquê reciclar embalagens de vidro?

Por exemplo, para fazer uma garrafa de vidro é necessário extrair areia dos rios e mares, extrair calcário, feldspato e outros minerais da terra, juntar diversos outros produtos químicos e aquecer a mistura a altas temperaturas.
O vidro é um material que pode ser reciclado infinitamente sem perder qualidade. Além disso, a criação de novas garrafas e frascos de vidro reciclados utilizam menor temperatura de fundição, o que permite poupar energia.

Separar embalagens de plástico e de alumínio é importante?

A reciclagem do plástico não só permite criar mais empresas e postos de trabalho para tratar diferentes tipos de plástico e dar-lhes inúmeras novas utilidades, como ajuda as cidades a ficarem mais limpas. A reciclagem do plástico é ainda benéfica pois permite reduzir a quantidade de água e energia utilizada na produção de produtos.

Separar latas de alumínio e metal é igualmente uma tarefa importante. O alumínio, consegue ser reciclado quase infinitamente. Esta característica faz com que a reciclagem deste material para produzir novos produtos evite, não só a extração de diversos minérios do solo, como trave a emissão de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Porquê reciclar papel e cartão?

Colocar papéis, folhas e cartão no ecoponto azul é igualmente benéfico para o planeta, não só porque estamos a dar novas oportunidades de transformar os resíduos em novos recursos, mas também a evitar o abate de mais árvores.

As vantagens de reciclar papel e cartão não ficam por aqui: ao criar novo papel e cartão produzido de fontes recicladas estamos a poupar metade da energia utilizada para a produção de papel com matéria-prima virgem, bem como largos litros de água.

Vamos contribuir para a economia circular! Leve as suas embalagens ao ecoponto e incentive os seus amigos, familiares e vizinhos a fazer o mesmo.

Por uma freguesia mais limpa!

A Presidente da Junta de Freguesia de Prainha, Vanda Serpa, em nome do Executivo, deseja BOAS FESTAS a todos os fregueses e instituições da freguesia, desejando que em 2024 seja um ano de concretizações pessoais e coletivas.

Considerando a relevância que representa a celebração das festividades do Natal e de Ano Novo para as famílias dos trabalhadores da Junta de Freguesia de Prainha;
Considerando a tradição de conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Prainha, de modo a permitir a adequada celebração dessas festividades;
Considerando que, o Presidente do Governo dos Açores concedeu tolerância de ponto nos dias 26 de dezembro de 2023 e 02 de janeiro de 2024 aos trabalhadores da Administração Pública Regional;
Considerando que, não deve haver diferenciação dos trabalhadores que exercem funções públicas nas entidades da administração local autárquica e regional;
Assim, o executivo determinou que seja concedida tolerância de ponto, nos dias 26 de dezembro de 2023 e 02 de janeiro de 2024, aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Prainha.
Para além de serem dos instrumentos mais populares, são no geral de compra acessível, fáceis de transportar e ainda fazem o maior sucesso nos encontros com amigos. A Junta de Freguesia de Prainha oferece-te uma nova ocupação de tempos livres com aulas de violão ou guitarra.
As aulas serão aos sábados e os interessados deverão se dirigir à Junta de Freguesia da Prainha, contactar para o número 292 655 343 ou para o mail jfprainha@sapo.pt para realizar a sua inscrição, até ao dia 15 de janeiro do corrente ano.
Mínimo de 5 inscrições.
Devido a ausência do pessoal administrativo, os serviços administrativos e o balcão dos CTT vão estar encerrados até ao próximo dia 17 de janeiro (quarta feira).
Pedimos a vossa compreensão.
Os cidadãos no dia de apresentação do Dia da Defesa Nacional deverão ser portadores do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade ou Passaporte.
Os cidadãos podem adiar ou antecipar a data ou mudar o local de comparência de cumprimento do DDN mediante o envio de um Requerimento de Adiamento.
Motivos que permitem adiamento:
Doença ou acidente que impossibilite a comparência;
Doença ou acidente de familiar, quando a assistência do cidadão convocado seja indispensável;
Falecimento de cônjuge, ascendente, descendente ou irmão, dentro dos cinco dias imediatamente anteriores à data de convocação para o DDN;
Casamento num dos onze dias úteis imediatamente anteriores à data de convocação;
Nascimento de filho ou licença de adoção de menor;
Prisão, detenção ou internamento;
Realização de exame em estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido (estando convocado para o dia do exame ou nos dois dias imediatamente anteriores);
Deslocação temporária da residência habitual (por exemplo para efeitos de estudos);
Outro motivo que configure situação de justo impedimento do cidadão, considerando-se qualquer evento normalmente imprevisível. (pedido disponível em https://bud.gov.pt/ddn/adiamento.html).
O cidadão poderá ser dispensado do seu dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional caso padeça de doença prolongada, cumpriu Deveres Militares noutro País ou resida no estrangeiro (link https://bud.gov.pt/ddn/dispensa.html)
Colaboração entre Junta de Freguesia da Prainha, Casa do Povo da Prainha e MiratecArts
Se é Avô ou Avó está convidado a estar presente no dia 29 de janeiro, pelas 14h00 na Casa do Povo da Prainha para uma conversa com Terry Costa (Diretor artístico da MiratecArts) e Luís Godinho (o fotógrafo açoriano mais premiado no mundo, incluindo Fotógrafo Europeu do Ano 2023).
O tempo passa mas as estórias não podem morrer!

Devido a ausência do pessoal administrativo, os serviços administrativos e o balcão dos CTT vão estar encerrados no período da tarde, entre 22 e 26 de janeiro. Pedimos a vossa compreensão.