Com o objetivo de contribuir para a dinamização da freguesia, a Junta de Freguesia de Prainha, promove de 01 de dezembro de 2022 a 7 de janeiro de 2023, o Concurso de decoração do Jardim Con´Junta.

Com este desafio pretende-se:

• Premiar as mais belas e criativas decorações natalícias com
    materiais reutilizados;
  • Valorizar o território e a identidade cultural local;
  • Despertar a criatividade e estimular o envolvimento e a participação
    das nossas gentes.

O presente concurso abrange todas as decorações exteriores com a reutilização de materiais entregues por entidades e fregueses da Prainha e colocados no Jardim da Igreja.

Calendário:

até 30 de novembro – Inscrições;

01 de dezembro de 2022 a 07 de janeiro de 2023 – Período de
exposição;

07 de janeiro – Período de votação do júri

08 de janeiro – Entrega dos prémios.

As inscrições são gratuitas e são formalizadas perante a submissão do formulário que se encontra na página da Junta de Freguesia ou através da entrega da ficha de inscrição, devidamente preenchida na Junta de Freguesia ou enviada através do correio eletrónico jfprainha@sapo.pt.

Ficha de Inscrição

Regulamento

Durante a próxima semana de 24 a 31 de outubro, todas as noites entre as 22h e as 5h haverá um apagão, na iluminação pública da Av. do Moinho (Prainha), de forma a proteger os cagarros e a sensibilizar a população para a problemática da poluição luminosa.
Esta iniciativa da Junta de Freguesia foca-se num período crítico para estas aves marinhas. Nesta altura do ano, estas aves estão a abandonar os ninhos e a fazer-se ao mar. Para evitar predadores, fazem-no de noite, mas as luzes públicas deixam-nas muitas vezes encandeadas, desorientando as jovens aves que acabam por cair por terra.

Nos dias 26 de dezembro de 2022 e dia 02 de janeiro de 2023 a Junta de Freguesia de Prainha estará encerrada de modo a permitir uma adequada celebração da época natalícia.

A Junta de Freguesia de Prainha associou-se à campanha integrada no Plano Nacional de Fiscalização “Viajar sem Pressa”, que decorre de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023 e tem por objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável mais de 60% das infrações registadas.

Sabia que num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%?

Praticar velocidades moderadas significa partir com vantagem perante uma situação de perigo. Opte pela Vida!

Flyer Viajar sem Pressa.pdf

Organizada por esta Junta de Freguesia, no âmbito do Dia Internacional da Vida Selvagem e do projeto Abelha Amiga, na EB1/JI de Prainha e Santo Amaro.

O objetivo principal desta atividade foi unir a educação, a sociedade e o ambiente à volta da importância das abelhas no nosso planeta e como poderemos contribuir para a sua salvaguarda.

Contamos com a participação especial da apicultora @Ana Azevedo.

Vimos por este meio informar que estão abertas as inscrições para o curso “Conduzir e Operar com o Trator em Segurança” de 35 horas.
Caso o pretendam realizar pedimos com a maior brevidade possível que manifestem essa intenção na Junta de Freguesia. Esta formação é obrigatória e tem que estar concluída até 1 de agosto de 2023.
Disponibilizando-me desde já para qualquer esclarecimento adicional que possa surgir.
A Junta de Freguesia de Prainha, vai realizar no próximo dia 10 de abril mais uma atividade inserida no projeto Eco-Freguesias e desta vez em conjunto com o Grupo de Catequese da Prainha.
Está prevista a concentração na sede da Junta de Freguesia de Prainha pelas 14h00, seguida de um lanche saudável para todos os participantes.
Esta atividade está também inserida na 1ª edição do Plogging Challenge Portugal que vai decorrer no mês de abril do corrente ano.
Mais uma vez associamo-nos à campanha integrada no Plano Nacional de Fiscalização “Viajar sem Pressa”, que decorre de 27 de abril a 3 de maio do corrente ano e tem por objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável mais de 60% das infrações registadas.

A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais.

Viaje sem pressa.

A Junta de Freguesia de Prainha associou-se aos alunos da turma B do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, para efetuar uma ação de voluntariado ambiental, no próximo dia 01 de maio, pelas 14h e o local de encontro será junto à Casa do Povo da Prainha, no âmbito do programa Eco-Freguesias.
Este grupo de alunos pretende sensibilizar a população da Prainha para a problemática dos resíduos urbanos.
Venha participar connosco!
Em vésperas das Festas do Espírito Santo nos Açores, a Junta de Freguesia promove o concurso de fotografia.
Nestes dias o nosso Jardim vai se encher de música e de sorrisos, e com o objetivo de incentivar o gosto pela arte da fotografia como expressão artística, assim como a promoção e divulgação da nossa freguesia propomos que nos envie uma fotografia junto ao banco onde se lê “I ❤ Prainha”, para o email jfprainha@sapo.pt ou pelo FB.
Usa a tua criatividade e participa.