Trilho dos Burros

Categoria – Linear
Dificuldade – Médio
Extensão – 9.5 km
Tempo Médio – 3h30m

O “Caminho dos Burros” é um percurso pedestre que atravessa a Ilha do Pico da costa Norte à costa Sul por veredas utilizadas pelos antigos pastores. O troço da costa Sul até ao Planalto Central do Pico não está marcado nem em condições de passagem. Assim sendo a caminhada inicia-se no planalto Central do Pico e tem duas variantes possíveis, uma que termina na Baía das Canas e outra em São Miguel Arcanjo.

Este percurso tem início junto ao Caminho das Lagoas, no Planalto Central da ilha.

Depois de percorrer 500m na canada de terra batida, vire à direita para um atalho entre a vegetação endémica, junto aos Cabeços do Mistério. Cerca de 1 km depois, dará início à descida, por um atalho mais estreito, onde o tamanho da vegetação aumenta. De notar a presença de uma importante bolsa da endémica Euphorbia stygiana e de grandes manchas de Sphagnum.

Ao atingir a estrada, vire à direita e, um pouco depois, vire à esquerda para a canada de bagacina. Um pouco mais adiante tem a opção de seguir para São Miguel Arcanjo ou para a Baía de Canas. O troço para São Miguel Arcanjo desenvolve-se em terra batida, durante aproximadamente 3 km.

Caso escolha o desvio para a Baía de Canas, cerca de 1,7 km depois, vire à esquerda na vereda de incensos (Pittosporum undulatum), acácias (Acacia sp.) e louros (Laurus azorica) que o irá guiar até ao Parque Florestal da Prainha. A partir daqui, siga as marcações e prossiga nos atalhos de terra batida/pedras soltas, até chegar ao ponto final do percurso – a Baía de Canas.

Mapa