Trilho da Prainha

Categoria – Circular
Dificuldade – Fácil
Extensão – 8 km
Tempo Médio – 2h30

O trilho da Prainha é um percurso fácil circular e que nos permite conhecer um pouco mais da ruralidade presente nas ilhas Açoreanas.
O percurso é feito sempre na proximidade de pastagens e campos de cultivo ao mesmo tempo que nos dá uma panorâmica da Prainha.

Este percurso local circular começa e termina no Jardim central da Prainha do Norte.

Começamos a subir uma canada por entre pequenos campos agrícolas até chegar a um túnel que nos leva ao “Caminho da Ribeira de Nossa Senhora”, um conjunto de casas, muitas delas abandonadas, localizadas do outro lado da ribeira que acompanha o caminho. Para atravessar a ribeira foram construídas pontes em pedra de rara beleza, que dão acesso às primeiras habitações construídas na zona e, consideradas hoje, Património imóvel da Ilha do Pico.

Continuamos por pequenas canadas e descemos até à Baía da Areia, onde encontramos a única praia de areia da ilha, que deu o nome à Freguesia. Também neste local existe a casa do fio, construção que deu apoio ao funcionamento de um cabo de telecomunicações submarino que tinha um papel fundamental nas ligações transatlânticas.

A partir deste ponto o percurso desenvolve-se ao longo da costa e passa pela Ermida de São Pedro até à zona balnear, constituída por uma piscina natural entre rochas basálticas.

Mais à frente, antes de retornar, podemos observar a bela Rocha do Galo, furada devido à erosão marítima.

Falta apenas percorrer o último troço dentro da Freguesia, até ao ponto onde iniciámos o percurso.

Consulte o mapa do percurso pedestre e faça download do trilho GPS.

Direitos de Autor: Gerbrand Michielsen

Mapa