Reserva Florestal de Recreio da Prainha

A Reserva Florestal de Recreio da Prainha, localizada na costa norte da ilha do Pico, possui uma vista privilegiada para o canal Pico – S. Jorge, ocupando uma área de 15 hectares do Mistério da freguesia da Prainha. O solo, formado pelas escoadas de lava basáltica, resultantes de uma erupção histórica (1562), encontra-se recoberto por vegetação autóctone, como a urze (Erica azorica) e a faia-da-terra (Morela faya), espécies exóticas invasoras, como o incenso (Pittosporum undulatum) e por pinheiros (Pinus sp.) resultantes de ações de florestação.

Uma cuidada rede de caminhos, sempre ladeados por plantas ornamentais, convida a um passeio a pé pelos inúmeros recantos da Reserva. O visitante pode simplesmente desfrutar da magnífica paisagem ou utilizar os diversos equipamentos de recreio ativo, como zonas de merendas, parque infantil, polidesportivo e um extenso relvado próximo da Baía de Canas. A Eira, o Moinho, a Adega e a Atafona, com grande valor etnográfico, são as estruturas do Centro de Divulgação Florestal que testemunham a importância que a floresta possuía no dia-a-dia das populações rurais da ilha do Pico.

Como chegar:
Localiza-se na Freguesia da Prainha, Concelho de São Roque do Pico.
O acesso é feito pela Estrada Regional n.º1, entre a localidade de São Miguel Arcanjo e a freguesia da Prainha do Norte.

Horário de funcionamento:
Permanente

Contactos:
Serviço Florestal do Pico
Estrada Regional 1, n.º 62 – Cais do Pico
9940-334 São Roque do Pico
Tel.: 292 648 550
email: info.sfp@azores.gov.pt

Coordenadas GPS:
38º 29′ 07.167” N
-28º 14′ 33.586” W

Mapa